segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Workshop de avaliação da Fundação Fé e Alegria


A Fundação Fé eAlegria, parceira de longa data do SERVIRASER, é uma organização internacional, com sede na Venezuela, que possui dois núcleos em São Paulo: um na zona sul, no Grajaú, e outro na zona norte, em Taipas. A Fé e Alegria atende crianças e jovens de comunidades socialmente vulneráveis, oferecendo formação complementar à da escola.

Em agosto de 2012, o SERVIRASER se propôs a facilitar um dia de avaliação da Fundação Fé e Alegria de Taipas, na zona norte de São Paulo, que abarcasse a gestão, a parte pedagógica e as questões relacionadas à administração e à equipe de apoio (cozinha e limpeza).

Esse tipo de trabalho faz parte dos serviços que o SERVIRASER oferece a empresas e organizações sociais de educação com o programa Líderes do Coração, que desenvolve ações de liderança e desenvolvimento de equipe. Um dos princípios metodológicos do Líderes é a utilização de ferramentas de diálogo participativo, sendo uma das principais bases para isso as práticas da comunidade internacional de anfitriões de processos participativos Art of Hosting (Arte de anfitriar conversas significativas ou Arte da Liderança Colaborativa).

Como o objetivo era realizar uma avaliação participativa da Fundação Fé e Alegria de Taipas, o SERVIRASER criou uma programação baseada em técnicas do Art of Hosting, convidou Thomas Ufer, sócio-fundador da Co-Criar, empresa de consultoria organizacional, e um dos responsáveis por trazer o Art of Hosting para o Brasil.



Os cerca de 45 participantes, colaboradores da Fé e Alegria, começaram reconhecendo os melhores momentos da Fundação por meio de uma técnica de Investigação Apreciativa. Em seguida, aprofundaram o que precisava ser discutido para que a Fé e Alegria pudesse funcionar de acordo com seu pleno potencial, por meio da ferramenta do Café Mundial. Nesta atividade, havia mesas temáticas para avaliar:

- a gestão pedagógica
- a administração e o trabalho da equipe de apoio

Com as avaliações realizadas, foi hora de criar soluções para os desafios levantados, por meio da dinâmica do Espaço Aberto, em que todos ficaram livres para chamar as conversas que consideravam mais importantes naquele momento. Com isso, muitos temas importantes e desafios puderam ser discutidos, e muitas idéias foram criadas, para melhorar a vida da organização. 



Alguns participantes consideraram esse o melhor dia de avaliação da Fundação Fé e Alegria e comentaram que não sabiam que conversar sobre temas institucionais poderiam ser tão produtivo – e divertido também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário