terça-feira, 16 de outubro de 2012

1º Forunzinho no Jardim Rincão - Fórum Social para as crianças


O Forunzinho é um movimento que nasceu em 2011, a partir da iniciativa do então Visão Futuro São Paulo com o SERVIRASER, junto com representantes do Movimento Nossa São Paulo, para criar um Fórum Social que desse espaço para as crianças. Com o tempo, outras organizações se uniram ao projeto.

Em 2012, o SERVIRASER, o Senhor Sustentável, o Instituto Amiks, o Design for Change e o Centro de Educação Infantil Milton Santos uniram-se para fazer o primeiro Forunzinho local (evento que acontece em uma região, com o objetivo de ouvir o que as crianças da comunidade tem a dizer a partir da pergunta: "Qual é a São Paulo que temos e qual é a São Paulo que queremos?"). O local escolhido foi o Jardim Rincão, localizado no subdistrito do Jaraguá, zona norte de São Paulo, onde fica o CEI Milton Santos, também parceiro do SERVIRASER e participante do programa Líderes do Coração.


No dia 01 de setembro, um sábado, as crianças da comunidade e seus familiares passaram por uma série de atividades de EXPLORA-AÇÃO, que estimularam os participantes a explorarem as diferentes formas de se viver em uma cidade, e de CRIA-AÇÃO, em que as crianças sugeriram outras formas de se viver em São Paulo.

Além disso, todos foram convidados a repensar a forma como nos alimentamos na vida urbana (contribuição do Instituto Amiks) e como empatizamos com a dificuldade de locomoção de portadores de necessidades especiais (contribuição do Design for Change),

O SERVIRASER realizou uma atividade que fez com que as crianças refletissem sobre o brincar. Para isso, os educadores do SERVIRASER, através de conversas e contações de histórias, questionaram as crianças sobre como elas realmente brincavam e o que elas gostariam de pedir ao prefeito para poderem brincar da melhor forma possível na cidade. E o mais legal foi que eles demonstraram ter muita clareza sobre o que querem! Na cidade ideal dos pequenos, há mais parques e praças, mais segurança e mais opções para diversão.



O Senhor Sustentável ajudou a pensar como as crianças podem desenvolver soluções sustentáveis para a cidade. Neste Forunzinho, o Senhor Sustentável preparou uma sala de prototipagem, com materiais e estímulos diversos, como tapete de papel craft para desenhar, brinquedos e sucatas, para que as crianças mostrassem como é a cidade em que gostariam de viver.

Foi uma tarde de sábado ótima, divertida, cheia de idéias e propostas novas para São Paulo. A equipe do Forunzinho está sistematizando o que foi dito pelas crianças, durante as dinâmicas, e planejando um novo Forunzinho local. O movimento é voluntário e aberto: quem quiser participar é só escrever para as organizações participantes. O contato é: gustavo@serviraser.org ou vera@serviraser.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário