terça-feira, 10 de julho de 2012

Líderes do Coração na Associação Abraçar

"Eu quero sempre continuar a me sentir viva, tendo contato sincero e íntegro com meu eu. Não quero mais viver no piloto automático! O SERVIRASER trouxe esta reflexão de que tudo está vivo em mim, inclusive a criança que a gente insiste em calar. Obrigada!"

"Acredito na mudança do ser humano, e o SERVIRASER nos trouxe, com seus ensinamentos, um toque de amor e compreensão com o próximo. Lembrar da nossa infância foi maravilhoso, despertou a criança adormecida dentro de nós. Obrigada e espero que voltem!"

                                                         (Depoimentos de participantes)

A Associação Abraçar, localizada na  Zona Leste de São Paulo, gerencia três Centros de Educação Infantil da região: o CEI Pequeno Polegar (Ponte Rasa), o CEI Pequeno Príncipe (Cohab Anchieta) e o CEI Pequena Sereia (Vila União).

No mês de maio de 2012, a Associação Abraçar contratou o SERVIRASER para realizar uma versão condensada do Programa Líderes do Coração, que deveria acontecer em dois encontros realizados durante as reuniões (paradas pedagógicas) mensais de cada CEI.



Esta edição do Líderes do Coração contou com cerca de 80 participantes, de todos os CEIS, envolvendo a equipe inteira, desde educadores de sala, cozinha e limpeza até a equipe de gestão (coordenação e direção).
O primeiro encontro trabalhou os dons da integridade e da coerência (confira aqui mais informações sobre os sete dons do Líderes do Coração).

Neste encontro, aconteceram rodas de conversa sobre as maneiras de praticar a integridade na vida pessoal e profissional, e alguns exercícios (como senso-percepção, massagem e mapa do corpo) que ajudaram os participantes a perceberem suas sensações naquele momento e a fortalecer a consciência do próprio corpo.



Outra dinâmica bem interessante que facilitamos, ótima para trabalhar a coerência, foi a roda de leitura de livros. A idéia é realizar uma leitura em grupo de um livro (usamos livros infantis nas nossas atividades), percebendo o que aquela história tem em comum com a vida de cada um. Após essa leitura coletiva, cada grupo elegeu uma das histórias pessoais levantadas para contá-la. No final, aconteceram algumas apresentações artísticas inspiradas pelas reflexões e histórias que surgiram a partir da leitura dos livros.

O encontro terminou com um Café Mundial (leia mais sobre essa ferramenta aqui), no qual os participantes conversaram sobre as seguintes perguntas: 

"O que está vivo em mim agora?"

"O que eu gostaria de trabalhar no próximo encontro?"

A pergunta acima, que encerrou o primeiro encontro, ajudou a definir os dons do Líder do Coração que foram trabalhados nos segundos encontros nos CEIs. Os temas, portanto, variaram de CEI para CEI, mas empatia, co-criação, liderança e poesia foram os mais votados, de forma geral, e por isso, foram os dons norteadores do segundo encontro.

Esses temas foram trabalhados por meio de palestras, debates em grupos e muitas músicas e vivências para gerar conexão e escuta entre os participantes, estimular a criatividade e a cooperação na criação de atividades lúdicas e artísticas e no planejamento de ações futuras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário