terça-feira, 7 de agosto de 2012

Líderes do Coração no HUB - Integridade

A integridade e a coerência foram os dons que nortearam os primeiros módulos do Programa Líderes do Coração no HUB São Paulo, que começou em junho e vai até novembro, com encontros semanais às quartas-feiras, das 19h às 22h.


INTEGRIDADE

A integridade é a qualidade de estar inteiro na experiência vivida, integrando sentimentos, sensações e pensamentos – desde os mais positivos até os mais desafiadores. Por isso, lançamos a seguinte pergunta neste módulo: “O que está vivo em mim agora?”.

Para o líder, o dom da integridade traz o recurso de identificar mais rapidamente o que está vivo em si e no grupo; ou seja, suas necessidades e desejo e também as do grupo, estejam elas expressas ou não.

Para trabalhar este dom – já que a integridade é como um músculo, que precisa ser sempre exercitado –, utilizamos as ferramentas da senso-percepção e das rodas de integridade nos encontros. São técnicas que podem ser sempre retomadas para auxiliar o cultivo deste dom no dia-a-dia, tanto na vida pessoal como na profissional:

Senso-percepção: É a prática de perceber o que está vivo no seu corpo (sensações, sentimentos e sentidos) naquele momento, através da consciência corporal. Isso ajuda a ter mais clareza do que falar e de como agir em uma determinada situação. Para usar esta ferramenta, é importante criar situações para estar sozinho, em contato com suas sensações: caminhar na natureza, ficar em silêncio durante um tempo, refletir durante cinco minutos antes de dormir e ao acordar sobre as experiências do dia e os sonhos e sensações da noite e realizar uma prática corporal introspectiva, como Tai Chi Chuan, Yoga etc.

Rodas de integridade: É a criação de espaços de diálogo para que indivíduos e grupos possam expressar e compreender o que está vivo para cada envolvido e para o grupo como um todo. Isso ajuda a entender melhor quais as demandas, sonhos e expectativas do grupo, e quais ajustes necessários para que o grupo trabalhe a seu favor, e não contra seu fluxo natural. Para conhecer melhor duas ferramentas, o Espaço Aberto e o Café Mundial, que podem facilitar a criação das rodas de integridade, acesse esse post do blog do Líderes do Coração – Educadores.


Nenhum comentário:

Postar um comentário